FILATELIA PRÉ-ADESIVA
(Anterior ao aparecimento do selo adesivo postal)
lº Período - Dos Correios-Mor (1520 - 1799)
«Em 1520 foi criado o cargo de Correio-Mor e Lisboa passou a ser a sede de Administração do Correio. O detentor do ofício de Correio-Mor, a cargo de particulares, tinha de residir em Lisboa e competia-lhe assegurar toda a correspondência dos poderes públicos e dos particulares e, a partir de 1797, passou para propriedade da administração do Reino. Cada correio tinha a sua marca, que assinalava a localidade impressa a cor ou, em alguns casos, manuscrita».
2 º Período - Do Regulamento Provisional de 1 de Abril de 1799 (1799-1853)
«É a partir de 1 de Agosto de 1799, data em que foi posto em execução o Regulamento Provisional de 1 de Abril de 1799, que as correspondências passaram a ser marcadas com a colocação de um carimbo nominal da estação expeditora. Em alguns casos o carimbo era manuscrito, a cor sépia, habitualmente no quadrante inferior esquerdo da carta. Igualmente era aplicado no quadrante superior direito o selo fixo indicativo do porte a pagar pelo destinatário, calculado em léguas em função da distância entre localidades e o peso das cartas avaliados em onças».
Relativamente a ALENQUER, no que respeita a este período, poderemos encontrar cartas que correspondem aos seguintes 12 tipos:
ALQ 4
Carta circulada de Alenquer (../12/1841) para Lisboa (24/12/1841 - Carimbo no verso datado de Lisboa). Carimbo «ALEMQUER» e «20» (Portes) ambos a azul.
Sem comentários:
Enviar um comentário